terça-feira, 26 de agosto de 2008

FOI AQUI!!!


Para quem aprecia a chamada música popular anglo-saxónica, este é, seguramente, um dos locais mais emblemáticos de Londres.

Trata-se da antiga discoteca da HMV, em 363 Oxford Street, onde os Beatles gravaram o seu primeiro acetato, dando origem à história por demais conhecida.

A discoteca - a primeira da HMV - foi inaugurada no dia 21 de Julho de 1921 pelo compositor Edward Elgar.

Como se vê pela imagem, a histórica HMV cedeu lugar a uma cadeia de sapatarias do séc. XXI.

Como quer que seja, as autoridades culturais britânicas não assobiaram para o lado e descerraram em 2000 no local uma das famosas blue plaques que um dia destes mostrarei (a placa vê-se à esquerda, em baixo).

Afortunadamente, conservei uma foto do mesmo local que eu tirei em 1970.

Vejam as diferenças, mas observem sobretudo as janelas dos andares dos estúdios.

7 comentários:

josé disse...

Venham mais. Este roteiro, é de primeira.

Jack Kerouac disse...

Eh pá, até eu que só estive uma vez em Londres, comprei aí uns discos, isso é perto do Totenham Teathre não é ? onde vi o musical "Grease".

ié-ié disse...

Não, Jack. Esta HMV é sensivelmente a meio da Oxford Street, colada à estação de Bond Street. Aliás, os andaimes à direita da imagem são das obras da estação (Londres está toda em obras, não sei se já é por causa dos Jogos).

Tu deves estar a referir-te ao Dominion que fica no final da Oxford Street (lado Centre Point), já em Tottenham. Há 7 anos que lá está o musical dos Queen, cruzes canhoto!

Foi neste Dominion que se realizou em Fevereiro de 1957 o primeiro concerto de rock de um artista norte-americano em Inglaterra: Bill Haley.

LT

Jack Kerouac disse...

Sim, então é a minha memória de Londres que já não está tão nítida...mas é isso tudo, foi nessa loja que comprei os discos, e foi no Dominion que vi o Grease...mas a rua do teatro é totenham qq coisa, ou estou completamente baralhado ?? eheh

ié-ié disse...

Tottenham Court Road.

LT

filhote disse...

A minha adorável HMV de Oxford Street fechou?! Crime de lesa majestade! Foi lá que comprei, entre outras dezenas de discos, o "Zappa Live in New York"!!!

ié-ié disse...

Mas há outras HMVs em Oxford. Há uma, por exemplo, quase em frente desta desaparecida.

LT