sábado, 8 de março de 2008

TOWER RECORDS


A Tower Records, de Londres, fechou há já bastante tempo. Acho mesmo que já não sobreviveu ao novo milénio.

A cadeia acabou por falir em 2006, mas ainda existem alguns resquícios na Irlanda, Colômbia, México, Japão e Malásia.

Também eu gastei muitas horas a vasculhar a loja de Picadilly que, ainda por cima tinha uma simpática revista e fechava muito mais tarde do que as circunspectas londrinas Virgin e HMV, já noite dentro.

Em casos especiais, como o que a imagem documenta - lançamento da Antologia, dos Beatles, no dia 22 de Novembro de 1995 - fechava ligeiramente mais cedo para se preparar para a abertura e venda dos primeiros discos à meia-noite.

Foi uma festa!

21 comentários:

filhote disse...

A Tower sobreviveu, sim, ao novo milénio. Ainda em 2002, ao deslocar-me a Londres para masterizar em Abbey Road o CD "Formigas em Férias" de Pedro e os Apóstolos, fiz muitas e boas compras nessa meca dos disquinhos...

filhote disse...

... depois, em 2004, quando voltei a Londres para a estreia mundial do "Smile" de Brian Wilson - concerto emocionante no Royal Festival Hall -, posso garantir que a Tower ainda resistia. Lembro-me, como se fosse hoje, de lá comprar o primeiro LP, em vinil claro, dos Franz Ferdinand.

Sendo assim, a Tower de Picadilly deve ter fechado em 2005, ou 2006!

filhote disse...

Só de olhar para a foto, dá-me uma nostalgia... em 1999, saí a correr do show dos Stones no velhinho Wembley - somente após o último acorde de "Satisfaction", claro -, para fazer umas belas compras na Tower. A loja fechava só à meia-noite!

Melhor que a Tower de Picadilly, apenas a Tower Records de Greenwich Village, em Nova York. Estava aberta 24h por dia, e às 4h da manhã era oferecida aos clientes uma deliciosa comida chinesa. Pelo menos, assim foi no dia em que eu lá estava...

filhote disse...

Caro Ié-Ié... como às vezes a nossa memória falha, fui conferir o LP dos Franz Ferdinand... como eu pensava, está protegido pela capinha de plástico da Tower Records! Tal e qual como no dia em que o comprei... acho que só o ouvi um par de vezes... rsrsrs...

josé disse...

E agora, em Londres, qual é o sítio a visitar para ver ao vivo destas coisas antigas e comprar?

Vou lá daqui a uns dias...

Queirosiano disse...

A loja que vale verdadeiramente a pena é a Spin de Newcastle.

Em Londres o HMV recuperou bastante. No Jazz o famoso Ray's de Shaftesbury Avenue fechou mas entretanto reabriu no primeiro andar da livraria Foyle's, embora bastante desfalcado em relação à loja original. Para antiguidades e raridades, há uns recantos na parte Norte (transversais à esquerda de quem sobe) da Oxford Street e a antiga Record and Tape Exchange em Notting Hill ou Camden.

Cada vez mais, as coisas melhores que se arranjam (e a preços mais interessantes) em termos de antiguidades, vinil, etc, é fora de Londres.

filhote disse...

Não concordo, caro Queirosiano. Em termos de coleccionismo, as melhores lojas ainda são em Londres. Obviamente, não aquelas situadas nas transversais de Oxford Street (caras e fraquíssimas), nem sequer as do Soho (decadentes).

A melhor loja de discos de vinil Pop/Rock dos anos 60 do MUNDO (!) ainda é a MINUS ZERO, que partilha o espaço com a STAND OUT (também de primeira). Muito próximo destas duas, fica a INTOXICA, de longe a melhor do MUNDO em singles e EPs - uma coisa impressionante!!!

Para novidades, em CD ou vinil, a ROUGH TRADE (imbatível)ou as incontornáveis HMV.

É aconselhável também visitar a MUSIC AND RECORD EXCHANGE, embora os funcionários sejam bastante antipáticos...

filhote disse...

Errata: MUSIC & VIDEO EXCHANGE

filhote disse...

Caro José,

endereços e dicas:

MINUS ZERO/STAND OUT
2 Blenheim Crescent
Rua transversal à famosa Portobello Road (Notting Hill Gate). Vale mesmo a pena visitar esta loja. É de cortar a respiração. E para ter acesso a outro nível de raridades, fale com Bill Forsyth, proprietário da Minus Zero. Diga-lhe que eu lhe mando um grande abraço do Brasil (Pedro de Portugal).

filhote disse...

Mais endereços:

INTOXICA
Portobello Road.
Mais abaixo da transversal da Minus Zero, e à esquerda, para quem desce a Portobello.

ROUGH TRADE
Mesmo junto da Minus Zero. É só perguntar... ou olhar com atenção!

MUSIC & VIDEO EXCHANGE
38, 56, 64 Notting Hill Gate
O 1º andar das raridades é impressionante!!!

filhote disse...

Dicas finais:

Como muito bem disse o Queirosiano, a SPIN é excelente. Porém, fica em Newcastle (8 High Bridge).

Em Camden (Londres)existiam excelentes lojas. Todavia, os dealers ingleses dizem-me que fechou quase tudo.

Aconselho a seguinte trilha: apanhe o metro até Notting Hill e entre logo na MUSIC & EXCHANGE. Depois, desça a Portobello, para "matar" INTOXICA, MINUS ZERO, STAND OUT, e ROUGH TRADE... ficará satisfeito, garanto!

Não deixe de visitar a MINUS ZERO. É de facto a melhor do mundo. E ainda, com sorte, dará de caras com coleccionadores como Bill Wyman, Paul Weller, ou Courtney Love... passam lá a vida!

ié-ié disse...

Rhythm Records, em Camden Town, como já aqui foi dito. Ou então as discotecas de Berwick Street, no Soho, onde foi tirada a fotografia da capa de Morning Glory. Acho que há uma que se chama Reckless que é importante. As várias Music & Video Exchange também são interessantes e estão espalhadas pela cidade. Há ainda a Rough Trade em Neal's Yard (Covent Garden). É verdade que já não vou a Londres desde 2003 e até julgava que nessa altura já não havia Tower.

LT

josé disse...

Estou feito. Muito obrigado pelas informações.

É a primeira vez que vou a Londres. Yeah!

Vou imprimir isto e vou seguir o conselho. À risca.

ié-ié disse...

Primeira vez? É obrigatório ir ao Hard Rock Cafe (Old Park Lane), Sticky Fingers (Phillimore Gardens), Abbey Road, Soho Square (onde está a MPL), King's Road/Chelsea, Camden Town, Portobello Road, Carnaby Street, Piccadilly, Oxford Street, Saville Row... E só estou a falar da pop culture.

Depois quero uma crónica para o blog!!!

LT

josé disse...

Prometido. É o mínimo, depois da amabilidade.

Em 15 dias, sai uma crónica- para a mesa do blog.

josé disse...

E aqui fica a introdução...

Ever since I was a child,
I loved to wander wild
Through the bright city lights,
And find myself a life I could call my own.
It was always my ambition
To see Piccadilly,
Ramble and roam around Soho
And Pimlico and Savile Row,
And walk down the Abbey Road.
So I saved all my money
And packed up my clothes,
And I said good-bye to my friends
And my folks back home.
And I left for a life of my own.
I left for a life on the road.

Kinks- Life on the road, do disco Sleepwalker com 31 anos em cima e que na Primavera de 77, fazia as minhas delícias do rock inglês que não conhecia. Dos Kinks, um dos grupos mais tipicamente british, conhecia, até então, Lola.
Depois, escutei tudo.
No top Celluloid Hero, Days,Waterloo Sunset, Full moon, Sittin in my Hotel etc etc.

Queirosiano disse...

Não são evidentemente sugestões para o José, que vai encontrar em Londres coisas mais que suficientes para lhe dar muito gozo, mas continuo a pensar que fora de Londres se encontram raridades ou simplesmente coisas antigas difíceis de obter e muito menos inflacionadas. A 30 minutos de Londres, em Guildford, duas lojas aonde vou frequentemente e que têm preciosidades, uma em Tunsgate, outra no prolongamento da North Street (apesar de ser cliente habitual, os nomes escapam-me). Conheço outras equivalentes em Leeds, Manchester e Harrogate, francamente mais competitivas que as de Londres e com uma oferta equivalente.
Para o José: se conseguir arranjar bilhetes para o musical "Jersey Boys", a história do Frankie Valli e dos Four Seasons, recentemente estreado, não hesite.

filhote disse...

Caro Ié-Ié, a Reckless do Soho já fechou, infelizmente (onde comprei vários Stones ingleses 1ªedição).

E aquelas saudosas lojas de Berwick desapareceram quase todas... as que restam estão decadentes... fonte fidedigna de amigos meus que lá vão várias vezes ao ano.

Camden vale sempre a pena, claro.

O Queirosiano tem razão quando diz que os preços são bem mais em conta fora de Londres. É uma realidade. Se tiver tempo, José...

Quanto a musicais, também aconselho o "Buddy, The Buddy Holly Story". Vi-o 5 vezes! É monumental! Esteve 15 anos em cena, depois foi suspenso, e parece que agora voltou!!!

filhote disse...

Ah, José, The Kinks, uma das paixões da minha vida. Já agora dê um salto a Waterloo Station para sentir a inspiração de Ray Davies...

E ainda sobre a rota Portobello Road... de preferência ao Sábado, pois assim deparará com a mais famosa feira do mundo de antiguidades - ao longo da rua, a céu aberto, faça chuva ou faça sol!

ié-ié disse...

Conta lá essa história da masterização em Abbey Road! Como foi? Encontraste alguém famoso? o Ken Townshend? o Glyn Johns? o Geoff Emerick? O que é isso de masterização? Sê pedagógico!

LT

filhote disse...

Ahahahaaahh!!!!

Serei pedagógico, Ié-Ié, prometo... depois escalpelizarei essa tal de masterização em Abbey Road.